logo Studio Médico

Cirurgia vascular
Cirurgia vascular

Atua no Diagnóstico e Tratamento das Doenças das Artérias, Veias e Linfáticos.

  CIRURGIA DE VARIZES NOS
  MEMBROS INFERIORES

A remoção cirúrgica de varizes nos membros inferiores, seja com anestesia local, para casos menores, ou com anestesia raquidiana, para casos maiores, continua sendo o método mais eficiente e com melhor resultado cosmético para tratar o problema. Utilizando técnica aprimorada, com pequenas incisões na pele, é possível remover de forma definitiva as varizes, com resultado muito bom, sem a necessidade de cuidados exagerados após a cirurgia. Hoje, na maioria dos casos, é possível que o paciente retome suas atividades diárias já no dia seguinte ao da operação.

    

 

 ENDARTERECTOMIA
 DE CARÓTIDAS

A deposição de colesterol e cálcio na parede das artérias carótidas pode levar ao Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, que é a terceira causa mais importante de morte por doença na população. A partir de um determinado grau de estreitamento do vaso, está indicada a correção, seja através de angioplastia com colocação de stent, ou da remoção completa da placa de ateroma pela cirurgia de Endarterectomia. Apesar da Angioplastia com stent representar um avanço no tratamento desta doença, a cirurgia continua sendo a principal forma de correção para a maioria dos pacientes. Feita com anestesia geral, através de uma incisão no pescoço, o cirurgião abre a artéria doente, e remove toda a placa que provoca o estreitamento. Normalmente são necessários dois dias de internação hospitalar e o paciente estará apto a retomar suas atividades diárias imediatamente.

 

 CIRURGIA DE ANEURISMA
 DE AORTA

Chamamos de aneurisma de aorta, a dilatação exagerada deste vaso. A doença pode acometer qualquer porção da aorta, desde sua saída do coração, até seu final, à altura do umbigo. Os aneurismas de aorta mais frequentes estão localizados no abdome, especialmente abaixo das artérias renais. Há basicamente duas formas de correção a fim de evitar a ruptura do aneurisma: a cirurgia e a correção endovascular com implante de uma endoprótese (assista ao vídeo). Na cirurgia para correção do aneurisma de aorta abdominal, com anestesia geral, o abdome é aberto pelo cirurgião vascular e o segmento dilatado da aorta é substituído por uma prótese tubular artificial, que se integra perfeitamente ao paciente.

  

 

CIRURGIA DE ANEURISMAS
PERIFÉRICOS

Assim como na aorta, os aneurismas podem acometer outras artérias do corpo humano. Nos membros inferiores, o aneurisma mais frequente é o que acomete a artéria poplítea, localizada atrás da articulação do joelho. Os aneurismas também podem acometer vasos viscerais como artérias esplênicas, mesentéricas ou renais. O problema pode ser solucionado tanto por técnica endovascular como por cirurgia, de acordo com as características de cada caso.

    

  

 

REVASCULARIZAÇÕES
PERIFÉRICAS

A falta de circulação para os diversos órgãos e membros pode ocorrer de maneira súbita ou gradual. As causas são as mais diversas, entre elas, trombose, aterosclerose, traumatismos, aneurismas, doenças inflamatórias, etc. Em alguns destes casos, a diminuição do fluxo sanguíneo determina um grave comprometimento à vitalidade do membro ou mesmo do órgão. Após detalhada avaliação do caso pelo cirurgião vascular, este pode indicar um procedimento de revascularização.

Através de pontes com material sintético ou biológico (safenas) é possível reestabelecer a circulação aos segmentos mais comprometidos, impedindo a perda do membro ou do órgão. Atualmente também é possível realizar estes procedimentos de forma minimamente invasiva através da cirurgia endovascular.

  

    

 

TRAUMATISMOS
VASCULARES

O trauma é uma das doenças mais prevalentes na atualidade. Pode acometer qualquer segmento do corpo humano em diversos níveis de gravidade.A lesão vascular pode se manifestar tanto prontamente durante uma emergência, quanto tardiamente como sequela de um traumatismo antigo. É uma condição médica que deve ser sempre lembrada uma vez que a sua não identificação pode levar por exemplo à amputação de um membro. Sangramentos volumosos, aumento de hematomas, podem significar lesão vascular severa. Em muitos casos a lesão vascular é discreta, porém se for identificada precocemente permite sua correção antes que ocorram complicações maiores.

    

 

Construção de acessos
para hemodiálise

O paciente com insuficiência renal crônica, necessita, periodicamente, da realização de diálise como terapia de substituição renal. A hemodiálise
       é feita através de cateteres vasculares implantáveis ou de fístulas arteriovenosas construídas cirurgicamente. O cirurgião vascular atua tanto na
       confecção destas fístulas quanto no tratamento de suas complicações: obstrução, sangramentos, infecção, etc. O tratamento pode ser realizado
       através de cirurgia convencional ou de cirurgia endovascular, sendo cada caso avaliado pelo especialista.

    

 

AMPUTAÇÃO
DE MEMBROS

A amputação nos membros inferiores muitas vezes é necessária, especialmente em pacientes diabéticos. Ao indicar uma amputação é fundamental planejar a reabilitação precoce do paciente, para que ele possa retomar suas atividades cotidianas o mais depressa possível. Um boa protetização de um membro inferior amputado, começa na boa técnica de amputação. Quando bem realizada, a maioria das amputações permite que o indivíduo utilize uma prótese que devolva a ele a capacidade de caminhar com independência.

 

ÚLCERAS NOS
MEMBROS INFERIORES

É bastante comum encontrarmos pessoas com úlceras crônicas nas pernas. A grande maioria delas, é secundária a varizes, sendo chamadas de úlceras “varicosas”. Todavia, há inúmeras outras causas, menos frequentes, de feridas nas pernas. Para o adequado tratamento, é fundamental o diagnóstico correto. Somente atacando a causa da úlcera é que teremos sucesso na sua cicatrização.

No Studio Médico temos uma larga experiência no manejo desses pacientes, logrando bons resultados inclusive em úlceras com mais uma década sem cicatrização. Através da orientação adequada dos curativos, do combate à causa básica da úlcera, e também de procedimentos cirúrgicos maiores, como enxertias e retalhos, podemos oferecer ao paciente boas condições para cicatrização.

  

icone Consultas
Consultas

Consultas médicas em Cirurgia Vascular, Angiologia, Hematologia e Hemoterapia.

VER MAIS
icone Exames
Exames

Ultrassonografia Vascular, Arteriografias e Flebografias, Biópsias de Medula.

VER MAIS
icone Aplicação para Varicoses
Aplicação para Varicoses

Escleroterapia de Mini Varizes.

VER MAIS
icone Cirurgia endovascular
Cirurgia endovascular

Cirurgia que realiza o tratamento de doenças circulatórias por meio de cateteres, guias, balões, stents e endopróteses.

VER MAIS
icone Tratamento Combinado de Varicoses
Tratamento Combinado de Varicoses

Ultrassonografia Vascular, Arteriografias e Flebografias, Biópsias de Medula.

VER MAIS