logo Studio Médico

Dúvidas
frequentes

O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e palpáveis nos membros inferiores, que estão localizadas logo abaixo da pele, entre es...

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e palpáveis nos membros inferiores, que estão localizadas logo abaixo da pele, entre esta e a musculatura. Podem ser primárias, quando não há uma causa direta relacionada, ou secundárias, quando são causadas por outro problema, como trombose venosa profunda por exemplo.

O que causa varizes?

Não há causas específicas para varizes primárias, mas sim fatores predisponentes. O sexo feminino e o uso de hormô...

Não há causas específicas para varizes primárias, mas sim fatores predisponentes. O sexo feminino e o uso de hormônios estrogênios (anticoncepcional ou reposição hormonal) estão relacionados com uma freqüência aumentada. Múltiplas gestações e obesidade costumam provocar agravamento do problema. Permanecer diariamente em pé ou sentado durante longos períodos, caminhando pouco também é um problema. História de varizes nos pais ou avós também é um fator bastante significativo.

Depilação e salto alto causam varizes?

Não há nenhum estudo científico sério que comprove isso. A exposição a altas temperaturas durante muito t...

Não há nenhum estudo científico sério que comprove isso. A exposição a altas temperaturas durante muito tempo pode também agravar o problema, portanto é bom evitar banhos muito quentes e demorados, principalmente em banheiras.

Há como evitar varizes?

Infelizmente há pouco o que se fazer. Você deve evitar o ganho excessivo de peso, evitar uso de pílulas e reposiçã...

Infelizmente há pouco o que se fazer. Você deve evitar o ganho excessivo de peso, evitar uso de pílulas e reposição hormonal, e deve manter um bom hábito intestinal e um programa regular de exercícios físicos, especialmente caminhadas, natação e hidroginástica.

Como é feito o tratamento?

As varizes devem ser retiradas cirurgicamente através de pequenos furos na pele, feitos em geral com agulhas de injeção ou peq...

As varizes devem ser retiradas cirurgicamente através de pequenos furos na pele, feitos em geral com agulhas de injeção ou pequenas lâminas para evitar cicatrizes.

A operação não é perigosa?

Toda operação tem riscos. Para evitar complicações, o paciente deve ser avaliado pré-operatoriamente por um espe...

Toda operação tem riscos. Para evitar complicações, o paciente deve ser avaliado pré-operatoriamente por um especialista.

As veias retiradas não fazem falta?

As varizes representam somente um problema. Portanto sua retirada não representará nenhum prejuízo para o paciente. Há ...

As varizes representam somente um problema. Portanto sua retirada não representará nenhum prejuízo para o paciente. Há milhares de outras veias normais que cumprirão o papel de manter uma boa circulação.

Há algum exame importante antes da cirurgia?

Sim. Para o bom planejamento da cirurgia de varizes, muitas vezes é necessário o exame de ecografia vascular, que serve para que o ci...

Sim. Para o bom planejamento da cirurgia de varizes, muitas vezes é necessário o exame de ecografia vascular, que serve para que o cirurgião vascular faça um mapeamento do problema e determine qual tipo de cirurgia deve ser oferecido para cada paciente, melhorando assim o resultado do tratamento. Sua principal utilidade é estudar as veias safenas determinando a necessidade de removê-las ou não durante a operação.

Quanto tempo devo ficar em repouso após a cirurgia?

Não há necessidade de repouso prolongado após operação de varizes. Você deve retomar suas atividades norma...

Não há necessidade de repouso prolongado após operação de varizes. Você deve retomar suas atividades normais o mais brevemente possível. A partir do segundo dia pós-operatório, você deverá caminhar normalmente. Caso os pés ou tornozelos inchem um pouco, deverá fazer repouso por 1 hora com as pernas elevadas 2 vezes ao dia. Se não puder fazer repouso, deverá usar meia elástica.

As varizes “voltam”, aparecem de novo?

Não. Varizes corretamente tratadas não voltam. Acontece que, como sua tendência a ter varizes não pode ser eliminada, ve...

Não. Varizes corretamente tratadas não voltam. Acontece que, como sua tendência a ter varizes não pode ser eliminada, veias que hoje estão normais podem tornar-se varicosas com o passar dos anos.

O que posso fazer para que as varizes não “voltem”?

Quanto melhor tratado(a) você for, maior a chance de permanecer um longo tempo sem problemas. Lembre-se que varizes não surgem do dia ...

Quanto melhor tratado(a) você for, maior a chance de permanecer um longo tempo sem problemas. Lembre-se que varizes não surgem do dia para a noite, portanto, quando perceber qualquer pequena varicosidade, procure seu cirurgião vascular. Na maioria das vezes, um programa regular de acompanhamento com um angiologista permite que pequenas varicoses sejam eliminadas com escleroterapia, dispensando operações cirúrgicas. Além disso, evite a obesidade e pratique exercícios físicos.

O que são e como tratar as microvarizes?

Microvarizes são pequenas veias que estão dentro ou imediatamente abaixo da pele. São de dois tipos: telangiectasias, que são as "varicoses" rosada...

Microvarizes são pequenas veias que estão dentro ou imediatamente abaixo da pele. São de dois tipos: telangiectasias, que são as "varicoses" rosadas ou roxas, bastante finas, e veias reticulares, que são veias um pouco mais calibrosas com leve saliência na pele, também roxas. Para ambos os tipos o tratamento ideal é a escleroterapia, conhecida popularmente como "aplicação". Para veias reticulares nem sempre a escleroterapia é suficiente, sendo necessária a combinação com laser transdérmico ou até mesmo uma cirurgia sob anestesia local.

O que são as aplicações?

O nome correto é escleroterapia. Consiste na injeção de um líquido que provoca a irritação ou inflamações no interior das microvarizes. Esses vasos...

O nome correto é escleroterapia. Consiste na injeção de um líquido que provoca a irritação ou inflamações no interior das microvarizes. Esses vasos, inflamados, acabam atrofiando e desaparecendo com o tempo. Há diversos tipos de líquidos que variam de acordo com a preferência do cirurgião.

Não há remédio para varizes?

Infelizmente não. Embora as farmácias estejam repletas de medicamentos que prometem ajuda nos sintomas e até no controle da do...

Infelizmente não. Embora as farmácias estejam repletas de medicamentos que prometem ajuda nos sintomas e até no controle da doença, até o momento nenhum medicamento mostrou-se eficaz em fazer desaparecer varizes ou evitar o surgimento de outras.

O uso de meia elástica previne varizes?

Não. O principal papel da meia elástica não é evitar varizes mas sim controlar os sintomas decorrentes da doença...

Não. O principal papel da meia elástica não é evitar varizes mas sim controlar os sintomas decorrentes da doença varicosa, como dor e sensação de peso e calor nas pernas.

E se eu não tratar minhas varizes, o que pode acontecer?

A doença varicosa deve ser vista como uma doença crônica e evolutiva. Portanto ela só piora com o passar dos anos. Quant...

A doença varicosa deve ser vista como uma doença crônica e evolutiva. Portanto ela só piora com o passar dos anos. Quanto antes você procurar ajuda, melhor o resultado do seu tratamento. Caso não tratada, a doença varicosa pode originar várias complicações, como manchas na pele (hiperpigmentação), escurecimento da pele dos pés e pernas, inchaço nas pernas, tromboflebites (inflamação das varizes), infecções (erisipelas), sangramento por traumatismo das varizes (varicorragia) e até úlceras nas pernas.

Quem deve tratar o problema?

A doença varicosa é de competência do angiologista e cirurgião vascular. Ele é o especialista com treinamento ade...

A doença varicosa é de competência do angiologista e cirurgião vascular. Ele é o especialista com treinamento adequado para lhe ajudar. Embora outros médicos ofereçam este tipo de serviço, procure sempre um especialista para que seu tratamento seja personalizado e ofereça um resultado adequado e duradouro. Evite entregar sua saúde a profissionais não médicos; cuide da sua segurança!

O laser é melhor que a aplicação para varicoses?

O laser transdérmico tem ajudado muito no tratamento de varicoses. Quando combinado com as aplicações, otimiza o resultado, re...

O laser transdérmico tem ajudado muito no tratamento de varicoses. Quando combinado com as aplicações, otimiza o resultado, reduzindo o número de sessões.